|
|
PRIMEIRO EXPERTO. Experto ou esperto? A princípio, pode parecer uma brincadeira homofônica. No entanto, o guia dos candidatos deve ser um Obreiro Experto ou um Esperto Obreiro? O título é claro: EXPERTO! Por dois motivos, é indicado que o cargo seja ocupado por um Mestre Instalado. Em primeiro lugar, para fazer jus ao título. Por ser um ex-Venerável Mestre, ele já está EXPERIMENTADO em toda a ritualística das Sessões Magnas. A condução dos trabalhos desenvolveu nele a EXPERTISE para a adequada movimentação e as ações junto ao candidato, a fim de que o efeito iniciático realize-se. Todavia, sejamos sinceros: nem todo Irmão Instalado será um bom Irmão Primeiro Experto, visto faltar-lhe esperteza. Não no sentido de inteligência, mas de sagacidade. PARA UMA PERFEITA INICIAÇÃO, ESPERTO é o adjetivo que se refere a uma pessoa perspicaz, com bom raciocínio e entendimento das situações. Do mesmo modo, indica uma PESSOA ÁGIL, ATIVA e ATENTA, e são essas características/ações que resultam na magnitude da sessão. Para além do conhecimento teórico e da prática adquirida, o Irmão Primeiro Experto deve se conscientizar de que configura um relevante elemento na história maçônica dos novos Aprendizes, Companheiros e Mestres. Ele deve ser o guia que transmite confiança, a fim de que o candidato nada receie. É imperativo que, durante a preparação do candidato, o Irmão Primeiro Experto tenha uma conversa, frisando estes quatro pontos:
São de sua inteira responsabilidade todos os apetrechos que envolvem a sessão magna. Portanto, deve fazer um checklist antes da chegada do candidato e se preparar emocionalmente para o cumprimento da missão. Ademais, o Primeiro Experto não oferece as respostas ao candidato. Ele pode repetir ou esclarecer as perguntas feitas, mas nunca dizer ao candidato o que ele deve responder. O segundo motivo para que o Primeiro Experto seja um Mestre Instalado é que ele, conforme prescrito em alguns Ritos, substitui um dos Vigilantes quando ausente. Contudo, respeitando-se a ritualística hierárquica dos cargos, ausente o Primeiro Vigilante, o Segundo Vigilante ocupará o lugar deste, e o Primeiro Experto ocupará a segunda vigilância. Ausentes o Primeiro e o Segundo Vigilantes, o Primeiro Experto ocupará a primeira vigilância, e o Segundo Experto, a segunda vigilância.
Neste 19º ano de compartilhamento dos artigos dominicais, reafirmo o desejo de independente de graus, cargos ou títulos, continuar servindo os Irmãos com propostas para o Quarto-de-Hora-de-Estudo. Uma lauda para leitura em 5 minutos e 10 minutos para as devidas complementações e salutares questionamentos. Convosco na Fé - Robur et Furor Fraternalmente Sérgio Quirino |
|
Sérgio Quirino |
PRIMEIRO EXPERTO
20 de Julho de 2025