RECRUTAMENTO MAÇÔNICO

20 de Fevereiro de 2017

Saudações, estimado Irmão!
RECRUTAMENTO MAÇÔNICO
 

Inexoravelmente, está havendo um decréscimo da “População Maçônica Mundial”. Ainda que o chavão “mais vale qualidade que quantidade” ser uma boa diretriz, não podemos nos descuidar. Institucionalmente, não existe Loja com menos que 13 Obreiros. (GLMMG)
Constatamos que o número de Irmãos não decai de uma hora para outra. O que ocorre, na verdade, é que o Quadro de Obreiros vai se reduzido mais pela ausência de iniciações do que pela saída de Irmãos.
A Maçonaria Norte Americana, hoje com cerca de 11.000 Lojas, é 25% menor do que era na última década. Nesta realidade em que decai o número de Irmãos, decai também, naturalmente, a quantidade de ações juntos à sociedade.
Todo Maçom deve deixar um “herdeiro”. Não tendo nossa obra uma natureza material, não há o que usufruir sob este ponto de vista. Mas, como obra moral, ética e espiritual, o “herdeiro” é aquele que continuará a construção e a missão.
Num espectro amplo, encontramos dois tipos de Mestres Maçons: aqueles que já apresentaram mais de cem e os que nunca apresentaram, pelo menos, um.
Aos pródigos, uma reflexão: - Quantos permaneceram na Ordem? Se poucos, é melhor rever seus princípios para indicação. Pois muitos ficaram sabendo o que não deveriam saber.
Aos parcimoniosos, um alerta: - Sem um número legal, a obra não vai para frente. As Sessões Magnas são também de instrução e reafirmação das propostas pessoais feitas em tempos passados.
Evidentemente, não vamos profanar o processo de seleção como num recrutamento amplo e irrestrito. O termo usado no título deste artigo, em essência, remete aos nossos valores.
O processo de recrutamento implica em coletar informações com vistas a encontrarmos alguém (profano) que seja potencialmente qualificado para exercer a função (construtor social) em nosso meio (Loja).
Recrutamento é a ação de recrutar, ou seja, encontrar recrutas. A palavra recruta vem do Latim “recrescere”, que compreendemos como “CRESCER” “SER RENOVADO”.
GRAÇAS ÀQUELES QUE NOS ANTECEDERAM E AO NOSSO PADRINHO, SE HONRARMOS NOSSO AVENTAL, TEREMOS UM LUGAR PARA TRABALHAR AQUI E NA GRANDE LOJA DO ORIENTE ETERNO. AJUDE A OUTROS A TEREM A MESMA OPORTUNIDADE QUE VOCÊ TEVE. NÃO DEIXE A SUA LOJA ABATER SUAS COLUNAS.

Este artigo foi inspirado no livro “IRMÃOS, AJUDAI-ME A ABRIR A LOJA”, do Irmão Newton de Alcântara Filho, que na página 100, compartilha sua experiência: “Constatei que Irmãos novos de Maçonaria e mais jovens têm mais facilidade para indicar candidatos, ao contrário de Irmãos mais Idosos, principalmente os aposentados
Neste décimo primeiro ano de compartilhamento de instruções maçônicas mantemos a intenção primaz de fomentar os Irmãos a desenvolverem o tema tratado e apresentarem Prancha de Arquitetura, enriquecendo o Quarto-de-Hora-de-Estudos das Lojas.
Precisamos incentivar os Obreiros da Arte Real ao salutar hábito da leitura como ferramenta de enlevo cultural, moral, ético e de formação maçônico.

Fraternalmente
Sérgio Quirino – Grande Segundo Vigilante – GLMMG

← Voltar para artigos