NÃO HÁ DIREITOS MAÇÕNICOS

28 de Fevereiro de 2017

Saudações, estimado Irmão!

 

NÃO HÁ DIREITOS MAÇÔNICOS


Em 11 de Agosto de 1891, o então Muito Poderoso e Sublime Grande Capítulo dos Cavaleiros Noaquitas para o Brasil, em Sessão de Grau de Cavaleiro Rosa-Cruz, produziu uma máxima que deve nortear todo Maçom, indiferente do grau alcançado.
De posse desse conhecimento, devemos ter bem claro em mente que a nossa condição de Maçom não nos credencia a direitos. O processo iniciático dos graus são afirmações de compromissos, ou seja, DEVERES A SEREM ASSUMIDOS. ”Só o trabalho pode vos revelar os mil segredos da natureza. Nós nos auxiliaremos, mutuamente, para se levantar o véu, mas do vosso trabalho e dos esforços fraternais que empregardes, todo deveis esperar. Tomando lugar entre nós, contraís maiores obrigações. A cada instante teremos o direito de vos pedir contas, do que tiverdes feito pela felicidade da Humanidade.
Em nosso dicionário moral, a palavra Maçom tem como sinônimos: trabalho, ações fraternais, obrigações e, principalmente, responsabilização.
Essa definição serve para aqueles que usam a critica como assunto recorrente e vê apenas as falhas dos Irmãos, os que estão insatisfeitos com a direção da Loja, os que não pactuam com as ações da Potência e acham que a Maçonaria não faz nada.
Façamos um exercício mental de avaliação de nossa condição individual como Maçom; em Loja como Obreiro; de nossa vinculação à Potência como Membro e de Iniciado junto à Sublime Ordem.

 

No âmago do meu Ser Maçom, ajo com Fé, Esperança e Caridade?
Em Loja, trabalho e submeto minha vontade?
Na Potência que estou jurisdicionado, venço minhas paixões em prol do progresso?
Junto à sociedade, represento e inspiro os valores maçônicos?

 
Somente a cada um de nós caberá as respostas. Talvez, seja interesse bater três vezes no peito e humildemente dizer: mea culpa, mea culpa, mea maxima culpa. (minha falha, minha falha, minha máxima falha)
MUDEMOS E NOS CONSCIENTIZEMOS DE QUE A MAÇONARIA SOMOS NÓS E QUE NÃO HÁ DIREITOS MAÇÔNICOS. SE EXISTE HIERARQUIA, RITUAIS, NORMAS, PROCEDIMENTOS E, PRINCIPALMENTE, VALORES, TEMOS, ENTÃO, OBRIGAÇÕES, QUE SÃO MUITAS. MAS, PARA TORNAR FELIZ A HUMANIDADE, BASTA QUE CUMPRAMOS NOSSOS DEVERES. NÃO CREDITE AOS OUTROS VOSSAS FALHAS.
 

Neste décimo primeiro ano de compartilhamento de instruções maçônicas mantemos a intenção primaz de fomentar os Irmãos a desenvolverem o tema tratado e apresentarem Prancha de Arquitetura, enriquecendo o Quarto-de-Hora-de-Estudos das Lojas.
 
Precisamos incentivar os Obreiros da Arte Real ao salutar hábito da leitura como ferramenta de enlevo cultural, moral, ético e de formação maçônico.

 

Fraternalmente
Sérgio Quirino – Grande Segundo Vigilante – GLMMG

← Voltar para artigos