O Avental é Branco

5 de Março de 2017

Saudações, estimado Irmão!
O AVENTAL É BRANCO
 

Como elemento material, os aventais têm como função primordial proteger o trabalhador. Esta proteção se faz contra cortes, perfurações, queimaduras e também às sujeiras. Com o mesmo propósito, ou seja, proteção, nós Maçons Especulativos só podemos adentrar ao Templo, devidamente paramentados.

 
O primeiro desvio se dá pela deturpação do ato. Quando, por exemplo, um soldado coloca a farda, o capacete, o cinturão, o coturno, ele não está se enfeitando, está se vestindo adequadamente para o combate.

 

PARAMENTAR NÃO É SE ADORNAR; É COMPOR-SE DE FORMA ADEQUADA.

 
O avental é um elemento simbólico que nos protege das arestas, das pedras brutas e também das lascas que retiramos ou presenciamos na transformação para a pedra cúbica.
 
Esotericamente, SE USARMOS O AVENTAL EM SUA PLENITUDE, há a proteção dos Chacras Cardíaco (Ar), Solar (Fogo), Sacral (Água) e Raiz (Terra),

 
Ainda, um dos aspectos mais importantes e que ultrapassa os valores de sua dimensão e de material de confecção, é a sua cor.

 
O branco é proposital. Sua função simbólica é garantir que nenhuma nodoa passe despercebida. Pode estar esgarçado, furado, velho, frouxo, mas, jamais tingido pelo negro da ignorância, pelo marrom da descrença, pelo amarelo da soberba ou pelo vermelho da ira.
 
A alvura de nossos aventais é a única prova que teremos do nosso não envolvimento em crimes contra a humanidade, à sociedade e entre nós mesmos.

 
Sim, O avental é simplesmente de couro branco, por tudo explicado acima. O que aconteceu é que a vaidade do homem foi tomando conta e nossos Irmãos do Século XIX começaram a confeccioná-los em pano, pintando e enfeitando seus aventais a bel prazer.

 
Em lamentável ostentação, chegava-se às raias de desfilarem pelas ruas com seus aventais, após as reuniões. Para restaurar a dignidade e real simbologia do avental, em 1813 houve a padronização pela Grande Loja Unida da Inglaterra.

 
O avental é símbolo do trabalho. Ele nunca deve ser visto como conquista de status. É comum ouvirmos o chavão “- Sou um eterno Aprendiz”, mas nunca vemos algum Irmão voltar a usar o verdadeiro avental maçônico.

 
Em várias outras oportunidades, durante estes quase 300 anos, várias Potências, Obediências, Congressos se propuseram a normatizar as formas e padrões dos aventais. Cada qual chegou a uma conclusão conforme sua história, conhecimento e vícios.

 
Portanto, não há um consenso universal em tamanho, material e detalhes. Mas, por similaridade, sendo as Luvas Maçônicas objetos de proteção e testemunho do fervor e zelo, além de não diferenciarem conforme cargos e graus, o simbólico Avental do Verdadeiro Maçom é, simplesmente, branco.

 
Precisamos incentivar os Obreiros da Arte Real ao salutar hábito da leitura como ferramenta de enlevo cultural, moral, ético e de formação maçônico.


Fraternalmente Sérgio Quirino – Grande Segundo Vigilante – GLMMG

← Voltar para artigos