DORSEL OU DOSSEL?

4 de Abril de 2017

Saudações, estimado Irmão!
DORSEL OU DOSSEL?


Embora os dicionários instruam sobre a similaridade das duas palavras, nos Templos Maçônicos, dorsel e dossel são elementos diferentes.

 
Dorsel, etimologicamente, é correlativo de dorsal. Relativo “ao dorso”, “às costas”. Diz do espaldar, que é a costa das cadeiras. Não há nenhuma previsão mística e esotérica na ritualística, quanto ao tamanho, tipo, cor ou a decoração das cadeiras dispostas no templo. Certo é que, em vários lugares, encontramos cadeiras lavradas ou pintadas com símbolos de graus ou cargos, mas são apenas como enfeites.
 
O único assento diferenciado, que não é simplesmente uma cadeira e sim um Trono, é onde se assenta aquele que preside os trabalhos. O Trono do Venerável Mestre deverá ser mais o elaborado em função das alegorias entre o Templo Maçônico e o Templo de Salomão.
 
Consta no Livro da Lei em 1 Reis, Capitulo 10, versículos 18 e 19

 
18 - Salomão mandou fazer ainda um grande trono de marfim revestido de ouro puro.
19 - Esse trono tinha seis degraus, com o dorso arredondado na parte superior, braços de cada lado do assento e a escultura de dois leões em pé próximos a cada um dos braços do trono.

 
Diferente do dorsel, o dossel é um ornamento com vários elementos simbólicos, que, na maioria das vezes, se afigura explícito em várias Potências e Obediências.
 
O fundamento simbólico diz da estrutura formada a partir de DUAS colunas toscanas, colocadas ao fundo do Templo, ligadas por um arco azul, projetando para frente um beiral revestido de pano azul celeste com franjas cor de prata.

 
Devemos nos atentar para os símbolos que se apresentam em nossos Templos. Alguns são apenas elementos decorativos, outros velam ou revelam instruções a partir do olhar critico e especulativo daquele que aspira a cada vez mais se “cobrir”.
 
Observe o teto dos Templos. Ele não é simplesmente azul. Há vários tons de azuis, que nos remetem ao abrir e ao fechar a Loja. Não existem apenas estrelas. Um olhar atento sobre a quantidade de astros e sua disposição nos remete a outras profundas instruções.
 
Ao lermos um livro novamente, quantas vezes nos deparamos com reflexões, sentidos e sentimentos outros? Da mesma forma, adentrarmos ao Templo conscientemente, ou seja, com ciência e com conhecimento.

 

VOCÊ JÁ SE DEU CONTA QUE O CONVITE É PARA ADENTRAR AO TEMPLO?
ADENTRAR NÃO É SIMPLESMENTE ENTRAR. É EMBRENHAR-SE NO SEU INTERIOR.

 

Este artigo foi inspirado no livro “ENCICLOPÉDIA MAÇÔNICA” compilação do Irmão David Caparelli. Na página 94, ele instrui: “Dossel – Local em que o Presidente das Lojas é posicionado, ao Oriente”


Neste décimo primeiro ano de compartilhamento de instruções maçônicas mantemos a intenção primaz de fomentar os Irmãos a desenvolverem o tema tratado e apresentarem Prancha de Arquitetura, enriquecendo o Quarto-de-Hora-de-Estudos das Lojas.

 

Fraternalmente,  Sérgio Quirino – Grande Segundo Vigilante – GLMMG

← Voltar para artigos