E DEUS INICIOU A MULHER

19 de Maio de 2017

Saudações, estimado Irmão!

E DEUS INICIOU A MULHER

Os processos iniciáticos se destinam a mudança ou troca de status quo, tanto no plano material quanto na esfera espiritual.

Durante toda a vida, passamos por experiências que nos provocam este enlevo. São os ritos de passagem. Alguns ocorrem através de elaboradas cerimônias, como o casamento e outros, de forma mais simples, como ser aprovado em um concurso, conseguir o trabalho desejado ou conquistar a carteira de habilitação.

Com o passar dos anos, as regras vão se transformando e alguns ritos são extintos ou substituídos. O que ocorre, na realidade, é uma adequação às conjunturas, em que as regras e ritos vão caindo em desuso no tempo.

Mas, há uma única Sociedade Iniciática, que há milhões de anos mantém irretocável sua originalidade. Todos nós a conhecemos, mas, deste seleto grupo, nenhum Maçom faz parte.

A “Celeste Ordem Genitoras da Luz” foi fundada pelo mesmo Verbo que arquitetou o grande universo que nos rodeia. Seus membros são escolhidos pela capacidade de MATERializar  as três colunas que sustentam a Ordem: A força da FÉ, a beleza da CARIDADE e a sabedoria da ESPERANÇA.

Também, há três graus: EVA (a primeira mãe), RUTH que, com Boaz iniciou a linhagem de Salomão e MARIA (a mãe mestra).

A marcha é composta por três movimentos, iniciando com um atento ziguezaguear, (como que correndo atrás de bebês) seguido do movimento repetitivo de ir e voltar (como que preocupada pela demora do adolescente), finalizando com passos lentos e curtos (como quem caminha na direção de seus netos).

O Sinal de Ordem é esticar os dois braços para frente, com as palmas das mãos para cima e com os dedos meios arqueados, como se a oferecer algo. Para descarregar o sinal é preciso trazer as mãos à altura do peito esquerdo e projetá-las para frente.

A idade não se expressa em números fixos, mas em abençoadas gestações.

O toque nunca é dado com as mãos, mas o aconchego ao unir os corações já explica toda sua magnitude.

A Palavra é a mais Sagrada de todas: MÃE e tem como resposta AMOR.

À QUEM O GADU COMPARTILHOU O DOM DA CONCEPÇÃO E QUEM PRIMEIRO NOS OFERTOU A LUZ, SÓ NOS RESTA DIZER:
- SEU SAGRADO OFÍCIO NÃO TERÀ SIDO EM VÃO, MUITO OBRIGADO PELA VIDA.

Neste décimo primeiro ano de compartilhamento de instruções maçônicas mantemos a intenção primaz de fomentar os Irmãos a desenvolverem o tema tratado e apresentarem Prancha de Arquitetura, enriquecendo o Quarto-de-Hora-de-Estudos das Lojas.

 Sérgio Quirino – Grande Segundo Vigilante – GLMMG

← Voltar para artigos