IGNORÂNCIA - HIPOCRISIA - AMBIÇÃO

12 de Junho de 2017

Saudações, estimado Irmão!

IGNORÂNCIA – HIPOCRISIA - AMBIÇÃO

Na Maçonaria existem diversos ternários ilustrando a unidade harmônica e o enlevo formados por três elementos distintos, que, somados, ultrapassam seus valores individuais.

Compreendemos, por exemplo, que um dia é muito mais do que manhã, tarde e noite. E assim são os demais ternários de símbolos e alegorias para instruir o Maçom.

Em todos os aspectos da vida, ao unir uma unidade a duas outras (1 + 2) interrompemos os efeitos nefastos da dualidade. Abrimos portas à evolução gradual e constante, que ampliará a nossa vida e a forma como vivemos.

Há vários ternários que dão vida ao Maçom, mas há apenas um que o mata.

O primeiro elemento deste ternário é a IGNORÂNCIA, não sob o ponto de vista de conhecimento ou instrução. Trata-se do viver limitado aos preconceitos e superstições, onde o mundo que se constrói são ideias sem fundamento. A IGONORÂNCIA é uma pancada fortemente comprometedora das possibilidades de SABEDORIA.

O segundo elemento é a HIPOCRISIA, no sentido original da palavra latina hypocrisis, que significa a atuação de um ator. No âmbito da Maçonaria, permeia-se no fingir ter e possuir virtudes e sentimentos, que, cedo ou tarde, se desmascaram em vís propósitos. Um desvio de caráter que aniquila a BELEZA do viver e conviver.

O golpe final, que pode levar qualquer Maçom, seja Aprendiz, Companheiro ou Mestre, a uma cova de 3x5x7 é a AMBIÇÃO. O desejo, quando descabido e sem real propósito de merecimento, desvia-se na primeira instância e arrasa em terceiro grau. É a fraqueza moral do mau uso da FORÇA, gerando nefastas conseqüências.

ESTE TERNÁRIO MATA OS MESTRES, DESUNE OS COMPANHEIROS E DESVIA OS APRENDIZES, TRANSFORMANDO A OBRA EM VERDADEIRO CAOS.

O que fazer?

Inicie sempre seu caminho com passos retos. Se algo o fizer desviar para a direita, vá, olhe, aprenda e retorne ao eixo. Quando obstáculos aparecerem, transponha-os como o compasso: um ponto fixo e forte e outro flexível e móvel, passando por cima, mas retornando sempre no eixo. sem esquecer, ao final, do Senhor nosso Deus.

 

Este artigo foi inspirado no livro RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO 1º AO 33º, cujo autor é o Irmão Rizzardo da Camino, que na página 63 instrui: “No sentido moral, Hiram representa a alma humana; os três Assassinos são a Ignorância, a Hipocrisia e a Ambição que pervertem as mais nobres virtudes e que paralisam cada sentimento íntimo de Justiça”


Precisamos incentivar os Obreiros da Arte Real ao salutar hábito da leitura como ferramenta de enlevo cultural, moral, ético e de formação maçônico.

 

Fraternalmente - Sérgio Quirino – Grande Segundo Vigilante – GLMMG

← Voltar para artigos