Você conhece a Serpente de Bronze?

7 de Agosto de 2017

Saudações, estimado Irmão!

Você conhece a

SERPENTE DE BRONZE?

 

O Grão Mestrado da GLMMG realizou uma visita institucional à SANTA Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, fundada em 1899 e que dispõe de 170 leitos de UTI e quase 1.000 leitos SUS.

A SANTA Casa sobrevive graças às bençãos de Deus, à ajuda de abnegados cidadãos e ao apoio de Instituições filantrópicas.

Na sala de reuniões há uma pintura de 1930, feita por Pasquale Ciali. A obra contém uma placa que diz: “...a fim de ahi permanecer indefinidamente e ser contemplado pelos enfermos para lenitivo de seus males...”

Ela retrata a passagem bíblica do Livro de Números 21:6-9. “Passado muito tempo após a fuga do Egito, o povo se tornou imoral e descrente, Deus então enviou serpentes cuja picada ardia como fogo”.

Tirei 9 fotos e a melhor foi a última tirada rapidamente, poderia ficar 25 anos refletindo ou  das 1 às 4 horas em trabalho de Virtude e Coragem, acabaria pensando que a obra poderia ser de Johan Raph.

Refletindo sobre a praga, o povo reconheceu que sua origem se deu pelo seu mau comportamento e, por Moisés, clamaram ao Senhor. Deus mandou, então, que ele fundisse uma Serpente de Bronze e a colocasse sobre um Tau. Com o indicador, apontava para a Serpente de Bronze.

O que esta alegoria pode nos ensinar?

A origem dos males é resultante do nosso comportamento tortuoso e equivocado. Quando olhamos  apenas para baixo, para o material, não encontramos a resposta. É necessário erguermos as vistas para o plano espiritual.

O mais surpreendente é compreendermos porque Deus teria mandado fazer logo uma serpente para servir de lenitivo ao ataque de outras serpentes.

 

O MAÇOM DEVE ENCARAR SEUS MEDOS E MALES PARA ENCONTRAR A SOLUÇÃO. OS PENSAMENTOS/DESEJOS (VENENOS) DA VIDA PODEM SER TANTO CURATIVOS QUANTO LETAIS.

 

Este artigo foi inspirado no livro RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO 1º AO 33º, do  Irmão Rizzardo da Camino, que na página 224 instrui: “Nenhum outro ser tem sido empregado tão frequentemente como a serpente. Todas as grandes idéias do homem nos primórdios da civilização foram representadas pela serpente: o Sol, o Universo, Deus, o Mundo, a Eternidade.

Fraternalmente – Sérgio Quirino – Grande Segundo Vigilante - GLMMG

← Voltar para artigos