COLUNA DE ÁIRES

22 de Agosto de 2017

Saudações, estimado Irmão!

COLUNA DE ÁIRES

 

É possível que tenha passado despercebida a seqüência astrológica das Colunas junto às paredes do Templo. A resposta básica é que elas registram o ciclo de um ano, doze Colunas. doze signos, doze meses.

As instruções veladas não se esgotam nos nomes dos signos. Há que se prestar a atenção sobre qual dos quatro elementos o signo está relacionado e, ainda, se a ponta do triângulo que envolve os símbolos está voltada para cima ou para baixo.

Se no seu Templo não há triângulos sobre as Colunas, perde-se partes importantes das instruções.

Retomemos o tema: a primeira Coluna registra a alegoria de Áries, cujo elemento é o fogo e corresponde ao planeta Marte. Por ser a primeira coluna, representa diretamente o recém iniciado.

Ali ele dá o primeiro passo. Deverá ser purificado pelo fogo, para que nada de profano reste nele. A chama que o envolve deve servir para iluminá-lo e fortalecer o entusiasmo à procura da Verdadeira Luz.

O signo de Áries também é conhecido como Carneiro, animal com chifres curvados e tenacidade para escalar altas montanhas. Assim como o neófito, que deve ser inspirado por este símbolo, com a mesma tenacidade deve vencer obstáculos e entrar de pleno espírito nos Sãos Princípios da Maçonaria.

Marte, Deus da Guerra, deve lhe inspirar contra seu pior inimigo: o Ego. Assim, ele deve vencer suas paixões e submeter sua vontade. Há um detalhe relevante: o símbolo astrológico de Áries são os chifres do carneiro, que representam a liderança.

Mas como entender a liderança vinda de um recém-iniciado?

Primeiramente, diferenciamos chefe de líder. A função do chefe é comandar; já, ao líder cabe a responsabilidade de unir os elementos do grupo. Por esta razão, na iniciação damos o nosso melhor para aquele que ainda não conhecemos, mas, que nas sessões seguintes trabalharemos POR ele e não PARA ele.

Muitas vezes nos deparamos com a indagação de porque se as colunas marcam os períodos do ano e os dois primeiros terços de janeiro (mês que inicia o ano) são governados por Capricórnio, qual é a explicação de Áires ser então a primeira coluna?

Janeiro abre o Ano-Novo do calendário ocidental e em Março se inicia o Ano-Novo Astrológico, sob as influências de Áries, época em que, no hemisfério norte, temos o início da primavera, a vida retorna seu ciclo, a semente rompe a masmorra da terra, projeta-se tortuosamente em batalhas por terrenos desconhecidos, recebe água, calor e, enfim, a luz.

 

CRESCER COM A FORÇA DO NÍVEL, FRUTIFICAR EM BELEZA NO PRUMO E SE DESPRENDER DA MATÉRIA COM SABEDORIA DO ESQUADRO, ASSIM DEVE VIVER O MAÇOM.

 

Precisamos incentivar os Obreiros da Arte Real ao salutar hábito da leitura como ferramenta de enlevo cultural, moral, ético e de formação maçônico.

Fraternalmente      Sérgio Quirino – Grande Segundo Vigilante – GLMMG

← Voltar para artigos