REGULARIDADE E RECONHECIMENTO

14 de Setembro de 2017

Saudações, estimado Irmão!

REGULARIDADE E RECONHECIMENTO

 

Não é o caso de entramos, aqui, no mérito e no posicionamento de Potências e de Irmãos quanto à aplicação, questionamentos sobre regras adotadas e suas diferenças. Principalmente, quando lembramos que a única universalidade existente na Maçonaria é o sentimento de irmandade. A verdadeira Fraternidade.

 

Aventais, marchas, sinais e até Ritos de mesmo nome tem sua ritualística diferente em um mesmo país. Portanto, em respeito ao compromisso firmado por nós de cumprir e fazer cumprir as leis emanadas pela Potência a qual nossa Loja está jurisdicionada sigamos os Rituais.

 

Mas, pode haver mudanças? Sim! As mudanças são naturais e necessárias. Principalmente se estão consolidadas na Lei da Evolução e na manutenção dos princípios da Fraternidade.

 

O próprio conceito profano de regularidade é uma instrução maçônica necessária para evitar os desvios. Regularidade é a condição daquele que se mantém conforme as leis, segundo a exata observância dos deveres e envolve também aspectos morais e comportamentais. É o que podemos chamar de harmonia.

 

No plano das Potências e Obediências encontramos muitas dúvidas sobre a real aplicação de muitos conceitos e regras. Mas, não se trata do macrocosmo de Potências e Obediências.

 

Se levarmos para o microcosmo, que são as Lojas, compreenderemos a necessidade fundamental desses princípios.

 

Quando um Obreiro é infreqüente, inadimplente, desordeiro, freqüenta ambientes espúrios etc, ele quebra a harmonia da Loja e lhe cabe o peso das Leis. Por conseqüência, ou ele se enquadra ou se torna irregular. A Loja é soberana, assim como as Potências.

 

O Reconhecimento é uma espécie de premiação pela Regularidade.

 

 

MEU RECONHECIMENTO COMO MAÇOM, ADVÉM DA OBSERVAÇÃO PELOS IRMÃOS DE MINHA REGULARIDADE MORAL, ÉTICA E FRATERNAL.

(MICTMR)

 

Este artigo foi inspirado na leitura do LIST OF LODGES MASONIC 2017. Acima dos nomes de Lojas e Potências, veio a mente a infinidade de Irmãos de moral ilibada, cujas Lojas não foram ali grafadas, mas como tal..........

O que dizer sobre isto? Eclesiastes 3.

Que cada um cultive bem seus valores e faça crescer seu jardim. Todos querem estar ao lado do Belo, do Forte e do Sábio.

 
Precisamos incentivar os Obreiros da Arte Real ao salutar hábito da leitura como ferramenta de enlevo cultural, moral, ético e de formação maçônico.


Fraternalmente - Sérgio Quirino – Grande Segundo Vigilante – GLMMG

← Voltar para artigos