HÁ JANELAS DE GELÓSIAS FIXAS EM SUA LOJA?

18 de Setembro de 2017

Saudações, estimado Irmão!

HÁ JANELAS DE GELÓSIAS FIXAS EM SUA LOJA?

 

A presença de três janelas nas alegorias dos Templos Maçônicos é oriunda da informação constante no 1º Livro de Reis, capítulo 6 versículo1: “E sucedeu que no ano de quatrocentos e oitenta, depois de saírem os filhos de Israel do Egito, no ano quarto do reinado de Salomão sobre Israel, no mês de Zive (este é o mês segundo), começou a edificar a casa do SENHOR.

 

2 E a casa que o rei Salomão edificou ao Senhor era de sessenta côvados de comprimento, e de vinte côvados de largura, e de trinta côvados de altura.

 

3 E o pórtico diante do templo da casa era de vinte côvados de comprimento, segundo a largura da casa, e de dez côvados de largura diante da casa.

 

4 E fez para a casa janelas de gelósias fixas

 

A simbologia de serem três janelas é amplamente discutida e encontra diversas explicações e instruções variando do ritualista. Por sua vez, a localização, indiferente dos estudiosos e intérpretes, coincide como sendo uma no Oriente, uma ao “Meio Dia” e a outra no Ocidente.

 

Para compreendermos o porquê, devemos relembrar que os Templos devem ser construídos no sentido Leste-Oeste, assim acompanhando a “marcha” do Sol, que inicia sua jornada pelo Oriente (leste), tem seu Zênite ao Meio-Dia e termina no Ocidente.

 

Encontramos as referidas janelas pintadas nas paredes ou até em painéis. Mas é comum esquecermos que não são simples janelas; são “janelas de gelósias fixas”, Informação importantíssima e negligenciada.

 

Gelósias sãos as ripas de madeira das venezianas, mas também são as grades de tiras compridas e estreitas de madeiras colocadas nos vãos de janelas para a proteção da luz direta e do calor.

 

São, portanto, dois detalhes muito importantes, pois permitiam a luminosidade e, sendo fixas, garantiam a privacidade.

 

A beleza simbólica das “gelósias” é que elas permitem a privacidade de quem está dentro do ambiente para olhar para fora, mas, de fora, não se vê o que se passa no interior.

 

ASSIM, DEVEMOS SER OS TRABALHOS EM LOJA.

PRECISAMOS NOS PROTEGER DAS PROFANAÇÕES,

MAS NUNCA DEIXAR DE OLHAR PARA O PROFANO.

 

APENAS 10% DOS LABORES MAÇÔNICOS ACONTECEM DENTRO DO TEMPLO.

OS DEMAIS 90% DEVEM SER AÇÕES JUNTO À SOCIEDADE.

 

Este artigo foi inspirado na leitura do livro O PRUMO E O CINZEL do Irmão Walter José Fachetti Nogueira, que na página 58 assim se manifesta: “Em 1 Livro de Reis, VI, 4: O Rei fez na casa (Templo)janelas com grades fixas. Para a Maçonaria, representa as três Luzes da Loja: O VM, é a Sabedoria, o PV, a Força, e o SV, a Beleza”

 
Precisamos incentivar os Obreiros da Arte Real ao salutar hábito da leitura.

 Fraternalmente, Sérgio Quirino – Grande Segundo Vigilante – GLMMG

← Voltar para artigos