Saudações, estimado Irmão!
UMA GRANDE LOJA
No último dia 25 de setembro, a Grande Loja Maçônica de Minas Gerais completou 90 anos de profícuos labores maçônicos. A concretização dos valores da Beleza, Força e Sabedoria estão nas ações realizadas na sociedade e, principalmente, em seus Obreiros.
A lapidação pelos Sãos Princípios de nossa Ordem, nos torna cada dia mais conscientes das obrigações que cumprem os homens justos e de bons costumes.
Nosso título foi muito bem explicado pelo Irmão José Maurício Guimarães, na página 44 do livro Grande Loja Maçônica de Minas Gerais – História, Fundamentos e Formação: “Grande Loja é uma estrutura conjunta de Lojas cuja extensão é maior que a das unidades que a compõem. O adjetivo grande em Maçonaria não significa ser exímio ou soberbo como faz supor o entendimento do senso comum. Grande aqui se refere àquilo que é fundamental, principal, primordial, ou seja, a Potência, a unidade política tomada em determinada área, ou com outras que se acham natural ou administrativamente ligadas a ela etc – significados que constam igualmente dos dicionários. Grande e Grão, aplicados aos cargos e Graus, significam magnânimo e digno naquilo que alcançou ou faz.”
Devemos compreender nossa idade não como o número natural de 90, mas na alegoria simbólica de termos completados 10 ciclos do Tríplice Ternário.
Para Pitágoras, o número 9 é o final de um ciclo e começo de outro. Este número está associado ao altruísmo, à fraternidade e à espiritualidade, também à realização e à universalidade. Assim, o nove representa a realização total do homem com todas as suas aspirações atendidas e os seus desejos satisfeitos.
Ao completarmos mais este ciclo de nove anos, somos capazes de nos dedicar ao amor universal, incondicional, por tudo e por todos. Buscamos a perfeição. O nove é o número da grande sabedoria e poder espiritual, já que contém a experiência de todos os números anteriores.
Consubstancia-se ao nove o Irmão que incorpora a condição de Obreiro.
Atualmente estamos no vigésimo terceiro Grão-Mestrado, presididos por 23 valorosos líderes, cada um ao seu tempo fazendo crescer nossa Instituição.
Temos uma estrutura de Estado, onde abnegados Irmãos então a frente de Grandes Secretarias e Órgãos de assessoramento, que nos colocam como exemplo de lisura, democracia e respeito ao que é de todos.
Formada atualmente por 327 Lojas ativas, esparsas em 180 municípios mineiros, onde nestes 90 anos, quase 31.000 homens tiveram a oportunidade de conhecer a Verdadeira Luz e contribuíram para tornar feliz a humanidade. Somos atualmente mais de 10.500 Pedras Ativas
Mas, por quê me refiro aos Irmãos como Pedras? Porque, em Minas, até as pedras são preciosas e a Grande Loja Maçônica de Minas Gerais é depositaria deste incomensurável tesouro de valores morais e éticos que são seus Obreiros.
Fraternalmente – Sérgio Quirino – Grande Segundo Vigilante