INSÍGNIAS

7 de Dezembro de 2017

Saudações, estimado Irmão!

INSÍGNIAS

 

Comumente, em nossos trabalhos, simplificamos o conceito de “Insígnia” como “Jóia”. Insígnia dos cargos, igual à jóia dos cargos. A Insígnia da Ordem Maçônica, é o Esquadro e o Compasso, mas aprendemos também que o Avental é uma insígnia.

 

Antes de aprofundarmos no tema, devemos nos atentar a algumas informações. Insígnias, no mundo profano, são marcas que identificam instituições, pessoas ou cargos, que são agraciados por sinais, símbolos, ícones e emblemas.

 

MAÇONICAMENTE, INSÍGNIAS SÃO ATRIBUTOS. É O NOSSO ESTATUTO SOCIAL.

 

Ao portarmos alguma insígnia, devemos ter consciência de que o objeto físico é apenas um elemento para lembrarmos a grandeza de nossos deveres e o limite de nossos direitos na sociedade a qual somos necessariamente associados.

 

O uso do pin Esquadro e Compasso na lapela, deve nos remeter aos atributos da retidão e da integridade do caráter, assim como o equilíbrio e a imparcialidade na aplicação da justiça. Em conjunto, trata-se da expressão e da ação do homem sobre a matéria e, PRINCIPALMENTE. a primazia do espírito.

 

Existem diversas instruções advindas desses ícones. O menos recomendado é o portador usá-los para mostrar que é Maçom, uma vez, que SUA VERDADEIRA CONDIÇÃO É RECONHECIDA APENAS POR SUAS AÇÕES, NÃO PELO QUE OSTENTA.

 

O melhor exemplo desta postura é o Avental de Aprendiz. Apesar de propagado como a maior insígnia do Maçom, ele não é visto na cintura dos Irmãos graduados ou poderosos. Existe, mas é muito difícil vermos algum Irmão com um pin de Avental de Aprendiz, nem mesmo os que se intitulam “eternos aprendizes”.

 

Precisamos desmaterializar as verdadeiras insígnias maçônicas. O elemento concreto, manifesto na forma metálica, impresso em placas ou estampado em panos acaba por perder sua essência e seu poder e se torna apenas elemento decorativo.

 

O estandarte de uma Loja é sua maior insígnia, quando nele constam elementos que instruíram gerações de Maçons lá iniciados sobre seu nome, sua história e com valores maiores vinculados à intenção daqueles que a fundaram e aos que trabalham para manter seus ideais.

 

TODO MAÇOM DEVE FECHAR SEUS OLHOS, ENTRAR EM SUA CÂMARA DE REFLEXÕES INTERNA E LER NAS PAREDES DE SUA CONSCIÊNCIA O QUE MAIS TEME E QUAIS SEUS MAIORES VÍCIOS.

 

SE SEUS PASSOS SÃO TORTUOSOS, A RÉGUA DEVE SER SUA INSÍGNIA. SE SEDE AO EGOÍSMO, UMA ESTRELA FLANEJANTE ILUMINARÁ SEUS CAMINHOS, SE É VAIDOSO, A ACÁCIA DEVE SER LHE APRESENTADA.

 

Neste décimo primeiro ano de compartilhamento de instruções maçônicas, mantemos a intenção primaz de fomentar os Irmãos a desenvolverem o tema tratado e apresentarem Prancha de Arquitetura, enriquecendo o Quarto-de-Hora-de-Estudos das Lojas.
Fraternalmente - Sérgio Quirino – Grande Segundo Vigilante – GLMMG 

← Voltar para artigos