DO SUL PARA O NORTE

26 de Março de 2018

DO SUL PARA O NORTE

Primeiramente, devo compartilhar minha inquietude nesta troca de Colunas. É do conhecimento de todos a minha aspiração em ocupar a Coluna do Norte da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais. 
Ter assentado na cadeira do Grande Segundo Vigilante foi um trabalho, relativamente tranquilo, ainda que de imensa responsabilidade. Afinal, os desígnios da Coluna do Sul foram cumpridos sob a égide de Vênus, com toda a simbologia que envolve a “Beleza”.
E agora, como serão os trabalhos na Coluna da Força?
Um breve exercício de analogia e simbolismo: Você já parou para pensar sobre a razão dos Aprendizes ocuparem a Coluna do Norte e durante a Plenária da GLMMG, os representantes das Lojas ocupam a mesma coluna?
A Coluna representa mais do que a força. Ela é a correta aplicação da força. Por isto, se chama BOAZ.
Este personagem é narrado no Livro de Ruth, uma estrangeira, viúva que deixou sua família para cuidar da sogra.
Mal compreendida pela sociedade, vivendo um processo de perdas, com um futuro pouco promissor, Ruth vê seu caminho cruzar com o de Boaz.
O amor, a maior força motriz da humanidade, provoca uma reviravolta nos destinos. Boaz, em hebraico, significa “Rapidez”, ou seja, atua onde há necessidade, sempre de forma imediata e dentro dos princípios da lei.
Boaz resgatou Ruth, dando-lhe dignidade e a possibilidade de construir um legado para o mundo, O casal foi pai de Obed (Obediência) e bisavós do Rei Davi.
Assim, pode-se especular sobre a razão dos Aprendizes e dos Veneráveis Mestres se assentarem na Coluna de Boaz. Porque eles são a Força, a Moral e o Apoio necessários para resgatar Ruth.
Neste contexto simbólico, quem seria Ruth? A própria Maçonaria! Que é mal compreendida pela sociedade, vive um processo de perdas e se depara com um futuro incerto.
Por isto, tenho plena convicção de que a grande força que podemos oferecer é nos mantermos como um esteio dos trabalhos desenvolvidos pelas Lojas. É darmos apoio aos Irmãos em seus projetos e unidos, resgatarmos a moral e a missão da Maçonaria junto à sociedade.
INCORPOREMOS BOAZ. SEJAMOS CONHECEDORES DAS LEIS (Ruth 4:1-4), SEJAMOS BONDOSOS (RUTH 3:11), GENEROSOS (RUTH 2:15-18), RESPEITOSOS (RUTH 2:8-9) E FIEIS (RUTH 4:13-17). 
O MAÇOM PODE FAZER MUITO, SE APOIADO NA FORÇA DA FÉ E DA MORAL.

 
Este artigo foi inspirado no oitavo livro da Bíblia. O Livro de Ruth nos ensina o valor do Amor e da Honra, que também são conhecidos como Fé e Moral.

Neste décimo segundo ano de compartilhamento de instruções maçônicas, mantemos a intenção primaz de fomentar os Irmãos a desenvolverem o tema tratado e apresentarem Prancha de Arquitetura, enriquecendo o Quarto-de-Hora-de-Estudos das Lojas.

Precisamos incentivar os Obreiros da Arte Real ao salutar hábito da leitura como ferramenta de enlevo cultural, moral, ético e de formação maçônico.

 

Fraternalmente
Sérgio Quirino – MI - 33 - KTP

← Voltar para artigos