Liderança se Conquista

24 de Abril de 2018

Saudações, estimado Irmão!
LIDERANÇA SE CONQUISTA


Várias Lojas Maçônicas realizarão, este ano eleição para Veneráveis Mestre que deverão ser instalados antes do Solstício de Inverno (21 de junho). Os eleitos deverão LIDERAR os OBREIROS de sua Augusta e Respeitável LOJA Maçônica.

As palavras destacadas em “Caixa Alta” são para frisar o conteúdo da função. Lojas são locais de trabalho, Obreiros são trabalhadores e o Líder é quem está a frente dos trabalhadores na execução dos trabalhos.

Simples assim? Não!

A Maçonaria tem uma particularidade que a diferencia das demais organizações. Ninguém manda. Quando muito, solicita ou sugere.

Constata-se esta realidade quando se percebe campanhas e projetos que não alcançam o resultado esperado. Os não engajados se justificam como “homens livres” e portanto, acima de qualquer mando.

Quando as Lojas funcionam bem, é porque houve sinergia entre os que não levaram em conta cargos e graus.

Então, a função do Venerável Mestre se resume a dirigir os trabalhos em Loja? Ler ritual e bater malhete?

Novamente não!  Primeiramente é preciso ter consciência do momento vivido pela Oficina. É necessário, também, descobrir o que está funcionando bem, reconhecer a eficiência e, ao mesmo tempo, superar as falhas.

Não adianta se preocupar com um Irmão que tem, por exemplo, péssima dicção. Canalizemos nossas energias naqueles que exercem a função com a plenitude que ela requer.

Os novos Veneráveis devem buscar se qualificar. Cursos de oratória, coaching, livros como, por exemplo, “O Monge e o Executivo” são úteis nesses momentos. A conquista de Graus Posteriores aos Simbólicos serve também para qualificar o Venerável Mestre.

Nesta linha, há uma Ordem pouco divulgada na Maçonaria, que, de forma simples e muitas vezes lúdica, transfere conhecimentos essenciais para a formação de lideres.

Trata-se da Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda

Todos os Veneráveis Mestres no exercício da função terão à sua frente um Malhete, uma Espada e Livros. Pelas instruções maçônicas aprendemos que o Malhete simboliza a autoridade, a espada, a honra e o compromisso, e os livros representam as Leis.

Na Ordem dos Escudeiros aprendemos que o Malhete simboliza algo maior que autoridade, ele simboliza JUSTIÇA E LIDERANÇA. A espada é a VERDADE e livros não são simples leis, mas a sua aplicação, que se traduz por SABEDORIA.

O GRANDE COMPANHEIRO, ESCOLHIDO PARA SER O MESTRE DA LOJA EXERCERÁ COM GALHARDIA SUA MISSÃO AO COMPREENDER QUE LIDERANÇA DEPENDE DA SABEDORIA, DA VERDADE E DA JUSTIÇA.

Este artigo foi inspirado nos trabalhos da Ordem dos Escudeiros. Esta organização é filiada à Ordem Demolay e trabalha com meninos de 09 a 11 anos de idade, que amam a Deus, são bons filhos, bons amigos, dedicam-se aos estudos, respeitam os mais velhos e amam sua Pátria. SER UM ESCUDEIRO É FAZER O BEM E CONSTRUIR UM FUTURO MELHOR!
 
Procure conhecer esta Ordem. Apresente-a aos seus filhos e aos amigos dele. Quanto mais cedo eles tomarem contato com os valores maçônicos, melhor será para eles, para a família e para a sociedade. Atualmente são 28 Távolas em Minas Gerais, conheça, fortaleça e compartilhe com os Irmãos (http://www.demolaymg.com.br/filiadas/escudeiros)

Neste décimo segundo ano de compartilhamento de instruções maçônicas, mantemos a intenção primaz de fomentar os Irmãos a desenvolverem o tema tratado e apresentarem Prancha de Arquitetura, enriquecendo o Quarto-de-Hora-de-Estudos das Lojas.
 
Precisamos incentivar os Obreiros da Arte Real ao salutar hábito da leitura como ferramenta de enlevo cultural, moral, ético e de formação maçônico.

 

Fraternalmente
Sérgio Quirino – MI - 33 - KTP

← Voltar para artigos