A MAIS IMPORTANTE DAS LEIS

14 de Maio de 2018

Saudações, estimado Irmão!
A MAIS IMPORTANTE DAS LEIS


No mundo profano, a lei é uma regra estipulada por autoridades, que impõem a todos, o dever de se submeter a elas, sob o risco de sanções em caso de desobediência.
Não só a sociedade, como todas as Instituições, inclusive a Maçonaria, possuem leis próprias, que visam manter seus princípios e valores e uma determinada ordem constituída.
Porém, independente de códigos de conduta, o homem, como um ser de razão, primordialmente responsável por sua vida, deve possuir, individualmente, um código de leis que norteará seu comportamento e sua atuação junto à sociedade.
Fundamentalmente cristãos, temos a tendência histórica de simplificar o resumo básico de leis nas Tabuas de Moises, que regem nossas relações humanas e espirituais.
Maçonicamente, todavia, devemos compreender as leis como ditames morais. Leis são as manifestações escritas de obrigações que, substancialmente, devemos cumprir. Mas, não há como andar com um compêndio de leis profanas e espirituais penduradas a tira colo.
Dentre as leis dos homens, há uma Lei que, quando gravada no peito do Maçom, tem o cunho inextinguível do homem justo e de bons costumes:

- SEDE HONESTO !
A palavra HONESTIDADE deriva do latim “honos” que significa HONRA e DIGNIDADE.
Devemos ser verdadeiros nas palavras e ações. Devemos ser honestos nos sentimentos e negócios. Devemos ser probos nas advertências e elogios.
Se seu punho suporta uma espada, com honra combata a fraude e a malandragem. Se a pena lhe é mais favorável, exponha com dignidade os erros e as soluções.
Com Trolhas, Espadas e Penas erguem-se Templos Simbólicos, que são ornamentados com Sabedoria, Prudência, Força, Lealdade e Ética. São estes os elementos morais que devem ornamentar todo Maçom, cuja meta deve ser:

SEDE HONESTO PARA CONSIGO, PARA COM O OUTRO E PARA COM DEUS!
Este artigo foi inspirado no LIVRO DA LEI, em 2 Coríntios, capítulo 8, versículo 21: “Pois estamos tendo o cuidado de fazer o que é correto, não apenas aos olhos do Senhor, mas também aos olhos dos homens”
Neste décimo segundo ano de compartilhamento de instruções maçônicas, mantemos a intenção primaz de fomentar os Irmãos a desenvolverem o tema tratado e apresentarem Prancha de Arquitetura, enriquecendo o Quarto-de-Hora-de-Estudos das Lojas. 
Precisamos incentivar os Obreiros da Arte Real ao salutar hábito da leitura como ferramenta de enlevo cultural, moral, ético e de formação maçônico.

Fraternalmente
Sérgio Quirino – MI - 33 - KTP

← Voltar para artigos