Ordem Dos Escudeiros
O que é a Ordem dos Escudeiros?
A Ordem dos Escudeiros é uma organização juvenil, para garotos com idade entre 8 (oito) anos completos e 12 (doze) anos incompletos, patrocinada pela Ordem DeMolay, que tem por objetivo engajar os jovens nas atividades realizadas pela DeMolay para um futuro ingresso, sendo trabalhadas as virtudes da Verdade, Justiça e Sabedoria.
Objetivos: Engajar as crianças nas atividades realizadas pelo DeMolay, preparando-os para uma adolescência com mais responsabilidade, e talvez para futuro ingresso na ordem DeMolay.
Missão: Busca auxiliar na construção do desenvolvimento moral e intelectual como também à formação de um melhor cidadão para o futuro, permitindo que crianças tenham a oportunidade de participar de alguma das atividades divertidas com os DeMolays, porém sem a sobrecarga ritualística e filantrópica que faz parte desta.
Estrutura e Funcionamento
A unidade da “Ordem dos Escudeiros” denomina-se “Castelo”. Um Castelo da Ordem dos Escudeiros é instituído por, no mínimo, 10 (dez) membros e é composto pelos seguintes oficiais:
- Mestre Escudeiro;
- 1º Escudeiro;
- 2º Escudeiro;
- Escrivão Escudeiro;
- Tesoureiro Escudeiro;
- Capelão Escudeiro;
- Mestre de Cerimônias Escudeiro.
As reuniões ritualísticas possuem cunho filosófico e filantrópico, não ultrapassando uma hora de duração, podendo contar com a presença dos pais ou responsáveis dos escudeiros, além de DeMolays e maçons.
Castelo Juiz de Fora nº001
No Brasil, a Ordem dos Escudeiros foi introduzida por iniciativa do Colégio DeMolay Alumni de Juiz de Fora nº 001, em 07 de dezembro de 2002, alcançando, na mesma data, o reconhecimento do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil. Ele foi o primeiro Castelo de Escudeiros da América Latina, e os responsáveis pela introdução da Ordem no Brasil foram os Irmãos Luís Fernando Marcelino Alves, Daniel Giotti de Paula e Rogers Ferreira Pereira, que traduziram o ritual e apresentaram ao Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil naquela época. Após um longo período desativado, o Castelo foi reaberto em 04 de agosto de 2018 pelo jovem DeMolay Daniel Visentin e pelo irmão maçom Igor Marques.
Atualmente, o Castelo é patrocinado pelo Capítulo Juiz de Fora nº33, pertencendo à 4ª Oficialaria Executiva de Minas Gerais e subordinado ao Supremo Conselho DeMolay Brasil.
Informações de contato:
- instagram @castelojf001
Como fazer parte?
Se desejar fazer parte não só desta, mas também da Ordem DeMolay, entre em contato ou acesse o site abaixo, onde encontrará maiores informações a respeito de ambas as instituições, bem como um formulário de proposta de iniciação.
https://juntosvamosmaislonge.demolaybrasil.org.br/
Fontes
2 – DeMolay Brasil